Casais que NÃO discutem NÃO são mais felizes - Terapeuta de Casal
×

Casais que NÃO discutem NÃO são mais felizes

Casais que NÃO discutem NÃO são mais felizes

por Marina Reis - CRP 06/108906

Quando pensamos em comunicação, pensamos em duas pessoas conversando verbalmente, ou no mesmo ambiente com aquele silêncio ensurdecedor, porém diálogo/comunicação são detalhes no dia a dia, por exemplo, um bater de porta, um resmungar baixinho, revirar os olhos, já estamos comunicando algo ou deixando de comunicar.

Para alguns casais o diálogo se torna ameaçador, e enfrentam a situação fugindo de uma conversa que poderia ter sido saudável.

Quando os casais entendem que num relacionamento é sempre o casal contra o problema, não um contra o outro, a relação muda.

A metáfora "casamento é um jogo de frescobol, não uma partida de tênis" exemplifica bem isso:

Na relação é um COM o OUTRO, e não CONTRA o outro. O objetivo não é jogar a bola de um jeito que a outra pessoa não possa rebater, é manter a bola em jogo, batendo em uma raquete de vez.

Ninguém vence uma discussão, por exemplo. Em uma DR, o único objetivo deve ser resolver o problema de uma maneira confortável para os dois. Um vai ter que se esticar mais pra rebater em algum momento, depois é a vez do outro.

Costumo explicar pros casais que discussão é diferente de briga: discussão é quando os dois estão focados em resolver o conflito, já a briga é a disputa para provar quem está certo, quem está errado.

Partindo desse princípio é importante os casais entenderem que todo casal discute, casais que não discutem é porque alguém está se silenciando, pois terão momentos que estaremos insatisfeitos, e a relação precisa ser um espaço seguro para depositarmos nossas queixas e frustrações.

Muitos problemas podem ser evitados, outros tantos inevitáveis, mas o real problema pode estar na forma de COMO resolvemos esses conflitos, porque quando iniciamos as discussões tentamos nos proteger de dores emocionais muitas vezes já conhecidas e vividas na infância.

A consequência do silenciamento pode acarretar na insatisfação conjugal, distanciamento emocional e redução da intimidade.

Pensando nesse resgate da intimidade eu elaborei uma jornada para casais chamada Entre 4 Paredes, um curso rápido, enxuto e objetivo, que acompanha um plano prático para vocês terem ações de conexão diárias dentro do seu relacionamento. Clique aqui para conhecer o Entre 4 Paredes.

Outro ponto importante: após um desentendimento, nem sempre as duas partes estão prontas para conversar e resolver, mas o silêncio de um não pode ser usado para castigar o outro.

Se precisar de espaço converse com a outra pessoa e diga que ainda não está no momento de falar sobre o ocorrido, se for preciso combinem um dia e horário para conversar, isso diminui a ansiedade e o silêncio não carrega uma punição.

Ao resgatarem a discussão sobre o conflito, agora no foco da resolução do problema, existem três perguntas fundamentais para uma boa conversa:

- Como EU contribuí para iniciar a discussão

- O que EU poderia ter dito no início da discussão que poderia ter mudado todo o percurso dela?

- O que podemos fazer de diferente quando o conflito ocorrer novamente?

Para ter mais acessos às informações sobre relacionamento saudável me siga no instagram: @casaltalks.