O que muda na Terapia para casais LGBTQIAPN+? - Terapeuta de Casal
×

O que muda na Terapia para casais LGBTQIAPN+?

O que muda na Terapia para casais LGBTQIAPN+?

por Tatiana Perez - CRP 07/26032

Hoje, 28 de junho, é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ e a melhor forma de celebrar este dia com vocês colegas psis é apresentando a Terapia Afirmativa para trabalhar com casais. Uma terapia que vai, justamente, promover o orgulho dos clientes em ser quem são e amar como amam. Desliza a tela para saber mais e já deixa seu ?? se você apoia esse tipo de conteúdo. Se você não apoio, sinto muito, já tá na hora de você entender que Terapia de Casal é para todos.

Em 2009, Klecius Borges apresentou em seu livro "Terapia Afirmativa: psicoterapia dirigida a gays, lésbicas e bissexuais" a base da Psicologia Afirmativa para o trabalho mais assertivo com a população LGBTQIAPN+. Nesta obra, Borges fala sobre a importância de voltarmos nossa olhar para a sexualidade humana de forma mais positiva em todas suas expressões. E principalmente apresenta a homofobia e não a homoafetividade como principal causa dos conflitos.

"(...) psicoterapeutas que adotam a abordagem afirmativa (independente de sua orientação teórica ou formação técnica), ao ajudarem a desenvolver uma identidade homossexual positiva, transmitem aos pacientes absoluto respeito por sua sexualidade, sua cultura e seu estilo de vida. Atuam buscando compreender tanto as variáveis da dinâmica pessoal quanto as variáveis sociais relativas às diferentes formas de preconceito e opressão a que homossexuais estão submetidos." (p.15)

Apesar do termo homofobia trazer a ideia de "fobia" (medo exagerado de algo ou de alguma situação), hoje entendemos que não é um medo e sim sinônimo de atitudes preconceituosas e negativas ao universo homo. Ao trabalharmos com casais homo, portanto, precisamos estar atentas a este "detalhe" que fará toda diferença no processo terapêutico. O sofrimento e os conflitos individuais e conjugais precisarão ser observados a partir deste ponto de vista.

Trabalhar com casais a partir da perspectiva da Terapia Afirmativa levanta, portanto, a necessidade de explorar dentro do processo terapêutico a homofobia social e cultural, a homofobia institucionalizada e a homofobia internalizada. Cada cônjuge terá experiências, percepções e vivências diferentes neste sentido e, por isso, é de extrema importância abrir espaço para este diálogo para que o casal posso construir e desconstruir sua própria história de forma afirmativa.

O que significa atuar com casais LGBTQIAPN+ de forma afirmativa? Significa auxiliar os clientes a reafirmarem sua orientação sexual de forma positiva,  como manifestação natural da sexualidade humana. É auxiliar o casal a validar sua história validando sua própria sexualidade e expressão conjugal. Na minha opinião, essa é a única maneira ética de atender casais LGBTQIAPN+

Atenção! Terapeutas que não reconhecessem a sexualidade LGBTQIAPN+ como algo positivo, não devem atender esta comunidade. Se for o seu caso, colega psi, tenha a ética de assumir sua limitação profissional e encaminhe para profissionais qualificados. Em nosso site de indicação de profissionais STC, você encontra a quem encaminhar, link está na bio.

Se você quer saber mais sobre Terapia Afirmativa, assista a aula 104 disponível no meu canal no YT:

Tatiana Perez

Psicóloga CRP 07/26032 com Especialização em Terapia Sistêmico-Cognitivo de Famílias e Casais. Tem como missão auxiliar pessoas e casais a descobrirem e se conectarem com sua forma de amar. Hoje realiza sua missão através dos atendimentos clínicos online a adultos e casais e também através da capacitação Ser Terapeuta de Casal que educa e empodera psicólogas no atendimento com casais. Luta por um mundo em que a diversidade seja reconhecida para que todos possam receber atenção, acolhimento e atendimento qualificado. Idealizadora deste site de indicações e supervisora das psicólogas/os nele cadastradas/os.