Qual é a sua responsabilidade nos conflitos do seu relacionamento? - Terapeuta de Casal
×

Qual é a sua responsabilidade nos conflitos do seu relacionamento?

Qual é a sua responsabilidade nos conflitos do seu relacionamento?

por Stephanie Crisla - CRP 06/184002

Quando se trata de relacionamento feliz e duradouro a responsabilidade para fazer dar certo é COMPARTILHADA. É um trabalho a quatro mãos. Cada um fazendo sua parte.

Nos problemas e conflitos da conjugalidade funciona assim, 50% de RESPONSABILIDADE PARA CADA UM.

Uma vez, atendi um casal em terapia e o marido me disse: "nem adianta vir me falar que eu tenho responsabilidade nessa situação... ela é que é o problema."

Veja bem, neste caso a solução dos problemas se torna quase impossível.

No relacionamento, quase sempre a visão que se tem é que apenas UM dos dois é "culpado" dos maiores conflitos e desentendimentos entre o casal, e começa-se uma busca quase que incansável. Quem está certo e quem está errado? Quem é a vítima e quem é o algoz? Quem precisa mudar? 

A verdade é que não há "culpado".
O que há, são duas pessoas que compartilham RESPONSABILIDADES IGUAIS.

Toda moeda tem dois lados! Toda história tem duas versões.

Tentar achar "o culpado" dos problemas é a saída mais fácil de todas, mas normalmente é a que mais traz prejuízos ao casal.

Um relacionamento começa a ser restaurado quando um e outro olham para si mesmos e se perguntam: "Onde EU errei?", "No que EU posso que melhorar?", "Onde EU falhei?" "EU ainda estou falhando?"

E JUNTOS buscarem uma solução para os problemas e recomeçar!

O processo de terapia de casais é muito desafiador pois envolve um grande grau de COMPROMETIMENTO e AUTO RESPONSABILIZAÇÃO.

A autorresponsabilidade é, basicamente, a capacidade racional e emocional de uma pessoa se responsabilizar por grande parte dos acontecimentos de sua vida.
Quando o indivíduo começa a assumir a responsabilidade pelo que acontece em sua vida - o que envolve acontecimentos bons e ruins - e pelas suas respostas à essas circunstâncias, passa a ter controle sobre suas ações.
Por outro lado, quando a pessoa terceiriza a responsabilidade pelo que acontece em sua vida, não é capaz de identificar e corrigir seus erros. Assim, não há aprendizado.

Frequentemente casais chegam até mim em busca da mudança... do outro.
Isso é extremamente perigoso.

Terapia de casal não é para que o OUTRO MUDE. Isso porque o problema NÃO ESTÁ NO OUTRO. O problema está na dinâmica de relacionamento que ambos construíram e alimentam ativamente e é isso que precisa ser modificado. 
A RESPONSABILIDADE precisa ser COMPARTILHADA, do contrário, nada mudará.


Se você acha que o teu relacionamento está ruim por causa do outro, CUIDADO! Relacionamento é feito de dois. Você é parte do problema.
E a notícia boa é que VOCÊ TAMBÉM É PARTE DA SOLUÇÃO!

Os processos levam tempo e, com a autorresponsabilidade, também é assim. Por isso, é importante que você seja persistente e entenda que os resultados vão aparecer a médio e longo prazo.

O casal vai ter que investir tempo, vai ter que trabalhar a relação, vai ter que se comprometer com esse desejo de mudança. A mudança não vai acontecer por milagre, por pílula ou remédio. 
A mudança ocorre em pequenos passos, dia após dia, fazendo pequenos ajustes constantes, tendo em busca a compreensão mútua e a satisfação de ambos.

Stephanie Crisla

Olá, sou Stephanie, Sexóloga, Psicóloga de Relacionamentos, de Casais e Sexual.

Meu propósito é auxiliar as pessoas no exercício da sua sexualidade e na melhoria das relações oferecendo condições de estarem mais conectadas e a desenvolverem relações mais saudáveis consigo e com os outros.

Atuo na abordagem cognitivo-comportamental (TCC) auxiliando no seu reconhecimento pessoal e suas angústias com relações amorosas e interpessoal.

Na terapia individual atuo atendendo adultos com demandas de autoestima, depressão, ansiedade, relacionamento, dependência emocional,sexualidade e dificuldades de comunicação.

Na terapia de casal ajudo as pessoas a olharem para suas relações e os conflitos como um convite construtivo de crescimento pessoal, emocional e da própria relação, estabelecendo acordos que promovam saúde ao relacionamento.

No processo terapêutico mapearemos as dificuldades e iniciaremos o tratamento para o profunda satisfação da experiência relacional e sexual.