Seu relacionamento é saudável? - Terapeuta de Casal
×

Seu relacionamento é saudável?

Seu relacionamento é saudável?

por Maria Cláudia Freira Corrêa - CRP 06/163703

O amor é um estado emocional que pode direcionar um casal a estabelecer um relacionamento e construir uma família. Em um relacionamento afetivo deve estar presente um conjunto de importantes características de cada indivíduo, esses comportamentos são cruciais para uma convivência harmoniosa e até mais que isso, prazerosa. Deve haver um conjunto de comportamentos como flexibilidade, confiança, tolerância, cooperação, capacidade de tomar decisões juntos, admiração, comunicação eficaz, entre outros.

Muitos relacionamentos acabam promovendo a dependência e falta de privacidade, trazendo prejuízo para relação saudável. No início da relação é uma fase que há a conquista do outro para ter uma vida futura, ambos demonstram suas melhores ideias e há maior empenho no lazer trazendo alegria e a quebra de rotina, semelhanças e diferenças conflitantes não parecem problema nessa fase inicial.

Quando decidem viver juntos, com o aumento da convivência, revelam mais claramente suas características individuais, como o estado de humor, hábitos e preferências. Nesta fase nem sempre os casais desejam as mesmas coisas ao mesmo tempo e da mesma maneira, questionando as decisões com base na avaliação do próprio passado e presente e projetando seu futuro, o que pode gerar divergências entre os parceiros, julgamentos e conclusões precipitadas sobre o comportamento diante de diversas situações, acumulando aborrecimentos e sentimentos de rejeição e exigência, fazendo com que cada parceiro só tenha um ponto de vista: a visão do papel do outro durante o conflito. Já o indivíduo que se comporta com agressividade, impõe suas opiniões gerando conflitos, sentimento de culpa e frustração e prejuízo ao outro. O importante é estar no controle usando uma analogia "Por mais que seja um número, se for multiplicado por zero, o resultado será zero. Um relacionamento que anula os valores de sua vida é deplorável".

O diálogo e a comunicação são de extrema importância, assim como a expressão de pensamentos, sentimentos e emoções. Fazendo com que se desenvolva o autoconhecimento para identificar o comportamento alterado com conclusões distorcidas e/ou precipitadas e evitar certos pensamentos como: Porque ele(a) está calado(a)? Por que está zangado(a) comigo? Eu o(a) conheço e sei que vai continuar zangado(a) comigo! Para maximizar as possibilidades de sucesso no relacionamento, devem desenvolver o início da conversa, capacidade de expressar o amor como: o agrado, afeto, pedir favores, recusar pedidos, aceitar elogios, expressar opiniões pessoais, expressar incômodos, desagrado, aceitar opiniões, admitir ignorância, solicitar mudança, enfrentar críticas e inúmeras outras expressões, sabendo seus direitos e deveres.

A pessoa assertiva, sabe ouvir, falar, respeitar o direito do outro, se sente satisfeita consigo mesma e esses comportamentos podem ser sentidos no olhar, expressão facial, gestos, postura, tom de voz e outros comportamentos. Cada um pode escolher como deve agir e essa escolha que vai trazer como cada casal quer viver, quando não conseguem por si só, o equilíbrio, tem a opção de buscar uma ajuda terapêutica com um profissional especializado em terapia de casal, pois um relacionamento saudável é aquele em que duas pessoas se encorajam mutuamente para atingir seus respectivos objetivos enquanto compartilham sonhos, a relação afetiva deve ser fonte de inspiração, de emoção e de esperança.